Entre os dias 4 e 15 de junho de 2020, 36 pessoas responderam ao questionário que buscava levantar grupos de pesquisa com temática de Geografia da Saúde na América Latina.

Os participantes se distribuem em mais de 20 cidades, entre 9 países. O País que trouxe mais respostas foi a Argentina com 15, seguida do Brasil com 7 e o México com 6 (Figura 1).

Figura 1 – Distribuição dos participantes por País.

Os questionados apresentaram interesse em 10 temáticas da Geografia da Saúde, sendo “ambiente e saúde” a mais relevante. É também importar que 3 temáticas foram sugeridas pelos próprios participantes.

Figura 2 – Temas de interesse na Geografia da Saúde

Nota-se bastante diversidade nos principais objetos de pesquisa. A figura abaixo reúne as palavras mais frequentes nas respostas para a pergunta “Quais são seus principais objetos de pesquisa?”. O resultado ressalta a pluralidade e potencial de multidisciplinaridade das pesquisas em geografia da saúde.

Figura 3 – Nuvem de palavras sobre os objetos de pesquisa dos participantes

A maioria hegemônica dos participantes é graduando ou esta se graduando em geografia, sendo 33 dos 36 participantes (91,6%). Os outros cursos de graduação representados foram arquitetura, sistemas de informação e engenharia geográfica, cada um com apenas um participante.

Por outro lado, existe uma variedade grande de profissionais em diversas fases de aprendizado. O trabalho em equipe proporciona chances de aprendizado e desenvolvimento de outras habilidades pessoais como diálogo e convivência. Dentre os participantes da pesquisa, a maioria são professores (12), seguidos de pesquisadores (7) e alunos de graduação (6), foram representados também: alunos de pós-graduação (2), Reitora (1), técnico-analista (2) e outros tipos de vínculo (bacharel ou sem vínculo com a instituição de ensino) (Figura 4).

Figura 4 – gráfico do tipo de vínculo com a instituição principal do participante

Agradecemos a todos os participantes que responderam ao questionário. Caso você conheça ou faça parte de um Grupo de Pesquisa da temática de Geografia e Saúde não listado em nosso site, entre em contato conosco.

Ajude-nos a fortalecer e expandir a rede de Geografia e Saúde Latino Americana, para dar visibilidade aos nossos estudos e que o mundo possa conhecer um pouco mais do estamos temos realizado.

Caso tenha alguma contribuição ou sugestão a melhoria desta página, não deixe de nos contatar.